Recuperação da camada de ozônio ajuda a conter aquecimento global

18 de agosto de 2021

A recuperação da camada de ozônio está ajudando a Terra a evitar um aquecimento potencial de 2,5°C neste século, sinalizou um novo estudo publicado na Nature nesta 4ª feira (18/8).

Liderada por cientistas da Universidade de Lancaster (Inglaterra), a pesquisa analisou o impacto da proibição global dos gases clorofluorcarbonos (CFCs), definida pelo Protocolo de Montreal de 1987, sobre as condições de aquecimento da atmosfera terrestre.

O estudo modelou como seria a Terra caso os CFCs continuassem sendo usados e descobriu que, no ano 2100, a degradação da camada de ozônio causada por esses gases resultaria em grandes danos à vegetação devido à radiação ultravioleta. Danificada, essa vegetação teria uma capacidade menor para absorção de dióxido de carbono, prejudicando os sumidouros naturais.

“Descobrimos que, sem o Protocolo de Montreal, os níveis de CO2 seriam 30% mais altos”, disse Paul Young, principal autor do estudo, ao Financial Times.

BBC, Conversation, e Gizmodo também repercutiram o estudo.

 

Leia mais sobre camada de ozônio e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar