Desmatamento pode reduzir volume de chuvas na Amazônia em até 70%, alertam pesquisadores

chuvas Amazônia

A intensificação do desmatamento na Amazônia pode contribuir para uma redução substancial do volume de chuvas na região. Esta é a conclusão de um novo estudo internacional publicado nesta semana na revista Global Change Biology. De acordo com a análise, o desmatamento pode resultar em uma queda de 55% a 70% da precipitação anual na floresta.

A Amazônia é uma das áreas mais úmidas do planeta. Isso se deve a processos naturais da própria floresta: as plantas liberam vapor d’água no processo de fotossíntese, que se acumulam no ar e resultam em chuvas quase imediatas. O desmatamento destrói a vegetação, o que interrompe este ciclo natural, diminuindo a formação e a incidência de chuvas na região amazônica. A principal novidade da pesquisa é a amplitude do processo, com perdas potenciais muito acima do que se imaginava até agora.

O Terra republicou matéria da ANSA sobre o estudo.

Em tempo: Pesquisadores brasileiros fizeram um estudo de atribuição sobre as fortes chuvas que atingiram a região de Belo Horizonte em janeiro de 2020. De acordo com a pesquisa, um evento dessa magnitude é 70% mais provável em um mundo com temperatura média cerca de 1°C acima dos níveis pré-industriais, como o que temos atualmente. Em termos de impacto, as chuvas afetaram mais de 90 mil pessoas, incluindo desabrigados, e um prejuízo de pelo menos R$ 1,3 bilhão, dos quais 41% podem ser atribuídos às mudanças climáticas induzidas pela ação humana.

 

Leia mais sobre Relatório do IPCC e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.