Governo quer emitir sinal “verde” para o exterior antes da COP26

20 de agosto de 2021

O governo federal tenta enviar um sinal à comunidade internacional antes da COP26. Daniela Chiaretti informa no Valor que “a intenção é financiar os compromissos climáticos assumidos para 2025 e 2030 e conduzir o país na rota da neutralidade em 2050”. Porém, continua Daniela, “não está claro se há recursos para isso, se haverá esforços mais ambiciosos e se as iniciativas terão efeito real em frear o desmatamento e descarbonizar a economia”.

Por enquanto, o ministério da Economia está levantando junto aos demais órgãos do governo o quanto investem em projetos sustentáveis, com o Plano ABC do ministério da Agricultura, e qual a parcela de renováveis na matriz energética. A ideia parece ser medir o que existe e o que está planejado para viabilizar a implementação da NDC brasileira.

Mas será difícil emplacar uma mensagem positiva no exterior se a política antiambiental de Bolsonaro não mudar. E nada indica que esta mudança virá. O novo ministro do meio ambiente, segundo informa o Congresso em Foco, segue reproduzindo as políticas de Salles, embora em estilo bem menos midiático.

Enquanto isso, a sociedade brasileira vai se organizando para montar um cenário melhor para as políticas públicas. Na 4a feira, foi lançada a “Imagine Brasil”, iniciativa organizada pela Fundação Dom Cabral com a participação de pessoas de diversos setores da economia e da sociedade. A iniciativa repousa sobre os pilares de crescimento econômico e produtividade; inclusão social e econômica, meio ambiente e prosperidade; e políticas públicas e governança colaborativa.

Segundo o Valor, “os integrantes do movimento apontaram a necessidade de se evitar conotações políticas e de a iniciativa ser uma forma de luta contra a polarização. A ideia dos organizadores é fazer debates que levem à elaboração de propostas relevantes que sirvam de inspiração à elaboração de novas políticas públicas”.

Em tempo: Expressão “importada” pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a “greenflation” (inflação verde) está no radar. Em matéria recheada de declarações de agentes do sistema financeiro, o Estadão relata que para instituições financeiras do Brasil e do exterior a pressão veio para ficar e é um mal necessário, principalmente depois do alerta feito pelo IPCC na semana passada.

 

Leia mais sobre COP26 e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar