A deterioração dos indicadores da gestão federal e o “Custo Bolsonaro”

Custo Bolsonaro

A Folha fez uma análise dos indicadores econômicos, educacionais, sociais e ambientais da era Bolsonaro. O balanço até agora é desastroso: o país não avançou em nenhuma área nos primeiros 30 meses de governo. Na maior parte dos índices analisados, o desempenho do Brasil piorou. Dos 12 indicadores de meio ambiente e das áreas social, agrária e indígena analisados, 11 apresentaram piora, com destaque para o descontrole do desmatamento e das queimadas e o desmonte dos órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização, como o IBAMA.

Estes indicadores, somados à queda abrupta no ingresso de investimentos estrangeiros produtivos, em um quadro no qual até empresas brasileiras evitam trazer ao país dólares obtidos em exportações, levou a Folha a estampar o Custo Bolsonaro na sua capa deste domingo. O termo se refere à transmissão para a economia da instabilidade política alimentada diariamente por Bolsonaro com declarações golpistas, confronto com outros Poderes e questionamentos sobre o processo eleitoral.

Enquanto isso, O Globo caiu na armadilha do ministério da economia ao divulgar que a pasta aumentou em 118% a dotação orçamentária destinada ao IBAMA e ICMBio neste ano, o que permitiria, segundo a matéria, a contratação de 739 fiscais. Talvez o ministério esteja tentando esconder que a contratação de brigadistas já devesse ter ocorrido há pelo menos seis meses, bem antes da temporada seca na Amazônia e no Pantanal, quando já se sabia que o período seria particularmente problemático. Too little, too late…

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.