SEEG lança guia para ação climática nos municípios brasileiros

SEEG Guia para Ação Climática

O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima lançou na 6ª feira (20/8) uma plataforma que lista pelo menos 87 ações práticas que podem ser adotadas imediatamente pelos municípios de todo o Brasil para reduzir suas emissões. O SEEG Soluções traz um conjunto de ações adequadas a cada setor emissor e a tamanho de cidade.

Cada um dos principais setores e subsetores responsáveis por emissões de GEE na economia brasileira (transporte, energia elétrica, mudança de uso da terra, agropecuária, e resíduos) ganhou uma série de fichas descrevendo políticas públicas, tipo de financiamento, prazo de aplicação, impacto em emissões e cobenefícios, entre outros aspectos, sempre buscando mostrar exemplos práticos do mundo real.

As propostas foram desenvolvidas a partir de uma série de oficinas realizadas nas cinco regiões do Brasil, com a participação de mais de 100 especialistas, entre gestores municipais, pesquisadores, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil.

“A ideia do SEEG Soluções é ser um guia muito prático e fácil de acessar que descreve de forma simples e objetiva ações práticas que podem ser adotadas pelos municípios de acordo com o perfil de suas emissões”, explicou Tasso Azevedo, coordenador do SEEG.

Folha e O Globo repercutiram a iniciativa do SEEG Soluções.

 

Leia mais sobre SEEG e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.