Sociedade civil cobra ONU e Reino Unido sobre condições para participação na COP26

23 de agosto de 2021

O braço latino-americano da Climate Action Network (CAN-LA), que reúne centenas de organizações da sociedade civil de países da América Latina e do Caribe, cobrou nesta 2ª feira (23/8) os organizadores da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26) condições igualitárias e justas para participação no encontro programado para acontecer em novembro na cidade escocesa de Glasgow.

A principal preocupação está nos custos atrelados a uma eventual quarentena obrigatória para viajantes vindos de países na “lista vermelha” sanitária do Reino Unido. Quase todos os países da região figuram nessa relação, o que obrigaria os participantes dessas nações a passar por uma quarentena de cinco dias em um hotel especial, sob o custo de cerca de duas mil libras esterlinas (cerca de R$ 14 mil na cotação mais recente). A quarentena será obrigatória mesmo para aqueles totalmente vacinados contra COVID-19 e com teste negativo antes da chegada ao Reino Unido.  “As restrições de quarentena estabelecidas para os países da lista vermelha impõem barreiras incomuns e intransponíveis à maioria das organizações não governamentais que são observadoras da UNFCCC na América Latina e no Caribe. Os custos adicionais da quarentena impostos às nossas organizações são um encargo financeiro desproporcional com o qual não podemos lidar”, disse a CAN-LA. Caso o governo britânico e a ONU não consigam garantir condições básicas para a participação de representantes de nações na “lista vermelha” da COVID-19, a CAN-LA recomendou o adiamento da COP26, tal como feito recentemente pela Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica com a sua COP15 na China.

 

ClimaInfo, 24 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar