Brasil seco: superfície de água no país cai quase 16% em 30 anos

24 de agosto de 2021

Um novo levantamento feito pelo MapBiomas mostrou o prejuízo hídrico do Brasil nas últimas três décadas. Desde 1985, o país perdeu 15,7% da superfície de água (cerca de 3,1 milhões de hectares) de seu território. O cenário é preocupante: oito das 12 regiões hidrográficas do país apresentam tendência de perda de água. “Nesse ritmo, vamos chegar a um quarto (25%) de redução da superfície de água do Brasil antes de 2050”, observou Tasso Azevedo, coordenador do projeto, ao Estadão.

O Pantanal despontou como o bioma mais afetado pela perda hídrica, com diminuição de 74% de sua cobertura de água. Na Caatinga, a redução da cobertura de água foi de 15%, seguida por Cerrado (queda de 5,5%) e Mata Atlântica (4,6%). Já na Amazônia, o balanço foi ligeiramente positivo, com aumento de 0,5%; no entanto, se considerarmos os dados desde 1991, ano que registrou o pico de área de superfície de água no Brasil, houve uma perda de 13%.

A Folha destacou o panorama hídrico do Pantanal, bioma mais afetado pela perda de água. Não à toa, os pantaneiros também vêm sofrendo na última década com a intensificação das queimadas. O município mais afetado pelo fogo no Brasil é o mesmo que registrou a maior redução de superfície de água – Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Na série “Brasil: colapso ambiental”, no Fantástico (TV Globo), Sônia Bridi visitou a região de Cáceres (MT), uma das mais afetadas pela perda de água, e explicou como a mudança do clima e o avanço do desmatamento na Amazônia contribuem para que o Brasil, dono de 12% das reservas de água doce do mundo, sofra com a falta d’água.

Os dados também tiveram destaque em veículos como CNN Brasil, Correio Braziliense, Exame, Globo Rural, O Globo e Valor, entre outros.

 

ClimaInfo, 24 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar