Chuvas mortais na Europa Ocidental se tornaram nove vezes mais prováveis com mudanças climáticas

chuvas mortais europa

As chuvas históricas que atingiram o oeste de Alemanha, Bélgica e Países Baixos em julho passado se tornaram até nove vezes mais prováveis por causa da crise climática, de acordo com um estudo de atribuição divulgado pela World Weather Attribution nesta 2ª feira (23/8). Segundo os cientistas, o aumento da temperatura média da Terra desencadeou processos climáticos que permitiram chuvas até 20% mais pesadas na Europa Ocidental. Isso porque o ar mais quente resultante do aquecimento aumentou a retenção de vapor d’água na atmosfera na proporção de 7% a cada 1oC de aquecimento.

A análise reforçou a conclusão do novo relatório do IPCC, lançado neste mês, que apontou “evidências inequívocas” de que o aumento das emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas está relacionado com a intensificação de eventos climáticos extremos em todo o mundo. Associated Press, BBC, Bloomberg, Financial Times, Guardian, Independent, NY Times e Reuters repercutiram o estudo.

Em tempo: Inundações-relâmpago que atingiram o estado norte-americano do Tennessee neste final de semana causaram a morte de pelo menos 22 pessoas. As cenas são de destruição: em poucas horas, a chuva elevou o nível da água e engoliu casas e edifícios, levando consigo carros, móveis, animais, árvores e muitas pessoas. Guardian, NY Times, Reuters e Washington Post deram mais informações.

 

ClimaInfo, 25 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.