Brasil perde o apoio do Banco Mundial para implantar o mercado de carbono

29 de agosto de 2021

O país perdeu mais uma chance de receber ajuda para implantar um verdadeiro mercado de carbono. Até o ano passado, o Banco Mundial apoiou estudos e muitas reuniões com especialistas e setores industriais para desenhar o que seria um mercado cap-and-trade. O resultado de uma fase que levou quase dez anos, é uma pasta com relatórios mostrando o que pode, o que deve ser feito e quem estaria envolvido. O passo seguinte seria pôr a mão na massa.

Na semana passada, o Banco Mundial escolheu os oito países mais adiantados para seguir adiante. Chile, Colômbia e México estão na lista por terem um marco regulatório e legal já estruturado. “O que não é o caso do Brasil”, disse Alexandre Kossoy, do Banco Mundial, à Folha.

Muita gente ouve falar em mercado de carbono e logo pensa em vender créditos. Esses créditos são uma parte pequena do mercado que opera com permissões e obrigações. É essa parte que o governo parece não dar importância. Pior, dois conhecidos negacionistas foram destaque em um evento promovido pelo instituto do general Villas-Boas com o apoio da CNI, o qual contou com a presença do vice-presidente e do ministro da infraestrutura. A notícia saiu no Estadão.

Enquanto o mercado não vem, a Folha conta que o que se vê é a proliferação de compromissos de empresas em reduzir emissões e de atingir o net zero, a neutralidade climática. A respeito destas metas, José Eli da Veiga, no Valor, conta das denúncias quanto à fragilidade desses compromissos. Falando sobre as informações que empresas prestaram à TCFD (Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas), José Eli comenta um trabalho recente que apontou que “os níveis de maquiagem dos dados entregues à TCFD são bem mais assustadores do que se poderia supor.” O trabalho mostrou que 75% das empresas americanas se arriscam a fraudar os dados e no Japão chegam a 84%. A média dos países do G-20 ficou em 95%.

Em tempo: Não perca nosso guia rápido para a identificação de lacunas e compromissos falsos e lacunas nos planos de emissão líquida zero.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar