Chegada do furacão Ida faz Nova Orleans relembrar desastre do Katrina

furacão Ida New Orleans

O furacão Ida atingiu a costa do estado norte-americano da Louisiana neste domingo (29/8) como uma tempestade de categoria 4, com ventos de mais de 240 km/h. De acordo com meteorologistas dos EUA, o Ida é uma das tempestades tropicais mais fortes a atingir o litoral do Golfo do México nos últimos anos e pode causar grande prejuízo material e humano. De acordo com a Bloomberg, pelo menos 1 milhão de casas podem ser danificadas pelo furacão ao longo da costa sul dos EUA, com custos de reconstrução estimados em mais de US$ 220 bilhões.

Uma das áreas mais afetadas pelo Ida foi a cidade de Nova Orleans, que ainda tem marcado em sua memória o desastre causado pelo furacão Katrina em 2005. As autoridades locais recomendaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas que vivem nesta região. Aos que não conseguiram deixar a área, a recomendação foi para se proteger contra o vento e a possível subida da água. O Ida chega em um momento complicado da pandemia em Nova Orleans: com o avanço da variante Delta e parte da população local ainda reticente sobre a vacina, os números de casos e de óbitos por COVID-19 aumentaram nas últimas semanas. Os hospitais operam perto de sua capacidade máxima.

ABC News, Associated Press, CBS News, CNN, NBC News, NY Times e Reuters acompanharam o avanço do Ida ao longo deste domingo.

Em tempo: O furacão Nora atingiu a costa noroeste do México no sábado (28/8), trazendo um grande volume de chuvas e ventos fortes no estado de Jalisco. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, a expectativa é de que o Nora produza precipitação de 20 a 30 cm, com risco de provocar inundações repentinas e deslizamentos de terra. Associated Press e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.