Clima e carvão são destaque em debate eleitoral na Alemanha

30 de agosto de 2021

O primeiro debate entre os candidatos à sucessão de Angela Merkel na Alemanha mostrou que os principais partidos no pleito do próximo mês querem aproveitar o tema climático como diferencial em seu favor, ainda que de maneiras bastante diferentes uns dos outros. A divisão do eleitorado alemão é o pano-de-fundo desse movimento: as pesquisas indicam que nenhum partido conseguiria obter mais de ¼ dos votos, com três despontando na preferência dos eleitores.

O Partido Verde, liderado por Annalena Baerbock, tenta recuperar o momentum de sua campanha e aproveitou o debate para reforçar sua plataforma climática mais ambiciosa: antecipar o fim da queima de carvão para geração de energia, impulsionar a geração eólica, obrigar todas as casas recém-construídas a terem painéis solares, e proibir a venda de carros com motores à combustão no final desta década.

Já o Partido Social-Democrata (SPD), que hoje faz parte da coalizão de Merkel no governo alemão, defende metas mais ambiciosas para geração renovável e para modernização da rede elétrica. Os social-democratas ganharam espaço nas últimas semanas, favorecidos pela popularidade de seu líder, o ministro da economia Olaf Scholz.

Os partidários de Merkel, da União Democrata Cristã (CDU) e da União Social Cristã da Baviera (CSU), contestaram as críticas à plataforma climática do atual governo e defenderam a ambição dos compromissos climáticos do país. Para o líder da coalizão conservadora, Armin Laschet, exigir mais da Alemanha representaria um risco de prejuízo para a economia do país, com regras e proibições excessivas.

Euractiv, Financial Times e Reuters destacaram os principais pontos do debate eleitoral na Alemanha.

Em tempo: A prefeitura de Paris anunciou nesta 2ª feira (30/8) uma nova restrição de velocidade nas ruas da capital francesa. Em quase 2/3 da cidade, o limite de circulação dos automóveis será de 30 km/h. Além de reduzir o risco de acidentes e atropelamentos e diminuir o ruído dos veículos, o novo limite também tem como objetivo reduzir a queima de combustível – e, consequentemente, as emissões de carbono dos automóveis. Entre as exceções, está a famosa avenida Champs-Elysées, que continuará com limite de 50 km/h, e o Boulevard Périphérique, o anel rodoviário que corta Paris, com 70 km/h. Associated Press, Euronews, Folha e Independent repercutiram a notícia.

 

Leia mais sobre Alemanha e clima e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar