Furacão Ida perde força, mas deixa rastro de destruição nos EUA

furacão Ida

O furacão Ida avançou sobre os estados norte-americanos da Louisiana e do Mississippi nesta 2ª feira (30/8), depois de atingir a região no dia anterior como uma tempestade de nível 4. Ao menos duas pessoas morreram e cerca de 1 milhão de residências e estabelecimentos ficaram sem energia elétrica. De acordo com meteorologistas, o Ida é uma das tempestades mais fortes a atingir os EUA até hoje.

Nova Orleans foi uma das cidades mais atingidas, mas as estimativas parciais indicam perdas abaixo do esperado. Os diques que cercam a cidade conseguiram suportar os ventos de mais de 240 km/h.  Em 2005, a maior parte das perdas humanas e materiais com o furacão Katrina aconteceu por causa do colapso dessas estruturas, que permitiu o avanço da água sobre a terra. Os maiores danos preliminares estão na rede elétrica: de acordo com o governo da Louisiana, o restabelecimento do serviço pode demorar até semanas em algumas localidades.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Financial Times, Folha, NY Times e Reuters destacaram o impacto do Ida. Já o Washington Post explicou como a força notável do furacão Ida está relacionada com a mudança do clima: a área do Golfo do México, onde a tempestade se formou, vem registrando temperaturas mais altas na superfície do mar, o que serve como “anabolizante” para esse tipo de fenômeno, dando-lhe mais força.

 

Leia mais sobre EUA eventos climáticos extremos e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.