Atlas da Violência: assassinatos de indígenas sobem 22% em uma década 

Atlas da violência assassinato indígenas

Outro sinal preocupante da vulnerabilidade crescente dos Povos Indígenas brasileiros foi revelado pelo Atlas da Violência divulgado nesta 3ª feira (31/8) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o levantamento, a taxa de assassinatos de indígenas aumentou 22% entre 2009 e 2019, mesmo com a queda de 20% nos casos de homicídio em todo o país nesse período. Entre os indígenas, a taxa subiu de 15 mortes por 100 mil habitantes para 18,3. Em números absolutos: foram 136 assassinatos de indígenas em 2009, primeiro ano da série histórica, e 247 em 2017 – o maior da última década. Em 2019, 186 indígenas tiveram morte violenta no país. No total, 2.079 indígenas foram assassinados; na média, o país teve um indígena assassinado a cada dois dias entre 2009 e 2019.

“Salta aos olhos que, na série histórica, a taxa de homicídio indígena vem aumentando e acabou se aproximando gradualmente da taxa brasileira”, observou Frederico Barbosa, pesquisador do IPEA, ao Globo. “Para etnias muito pequenas, qualquer tipo de perda de pessoas gera risco de extinção daquela cultura como um todo”. Para ele, “é muito provável” que uma parte relevante dessas mortes esteja associada a conflitos territoriais, atividades agrícolas, exploração de madeira e outras atividades econômicas em Território Indígena.

Folha, G1 e Valor também repercutiram esses dados.

 

ClimaInfo, de setembro de 2021.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.