Atrasos na vacinação e custos altos afastam a sociedade civil do Sul Global da COP26

1 de setembro de 2021

Enquanto negociadores e governos contam os dias para a abertura da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), representantes da sociedade civil de países em desenvolvimento seguem angustiados com a falta de garantias e a incerteza em torno de sua participação presencial nas conversas em Glasgow.

A principal bronca está nas vacinas contra COVID-19. O governo do Reino Unido tinha prometido iniciar uma campanha internacional de vacinação com foco nos representantes de países mais pobres, onde a vacinação oficial segue lenta (e, em alguns casos, inexistente). No entanto, nenhuma dose desta promessa tinha sido aplicada até ontem (1/9) e a maioria daqueles que se inscreveram para participar da vacinação não tinha qualquer informação sobre quando receberiam a primeira dose.

A preocupação está no calendário: imunizantes como os de AstraZeneca e Pfizer estão sendo aplicados em duas doses, com intervalo de algumas semanas. Considerando que faltam menos de nove semanas para a abertura da COP26, o tempo hábil para aplicação das doses e para o efeito de imunização é bastante curto. Qualquer atraso adicional pode representar um obstáculo sanitário para a participação presencial dessas pessoas na Conferência de Glasgow.

Outra preocupação está nas restrições à entrada de pessoas vindas de países que estão na “lista vermelha” do Reino Unido, Brasil incluído. Nesses casos, todos os viajantes desses países (mesmo aqueles vacinados) serão forçados a fazer uma quarentena de cinco dias em um hotel credenciado antes de poder circular em Glasgow. Não há maiores informações sobre os custos atrelados a essa quarentena e nem se as autoridades britânicas ou a ONU oferecerão qualquer ajuda para financiar a quarentena de representantes da sociedade civil de nações em desenvolvimento. Climate Home e Reuters fizeram um balanço das incertezas da sociedade civil do Sul Global sobre sua participação na COP26.

 

Leia mais sobre COP26 no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar