Crise política e manifesto em defesa da democracia dividem agronegócio

1 de setembro de 2021

As estripulias golpistas de Jair Bolsonaro – e seus reflexos no cenário político-econômico do Brasil – conseguiram causar divisões dentro de um dos setores econômicos mais fiéis a seu governo: o agronegócio. Na esteira da articulação recente de empresários e banqueiros, um grupo de entidades do agro publicou na 2ª feira (30/8) um manifesto em defesa das instituições republicanas e contra a “politização ou partidarização nociva” que tomou conta do debate político no Brasil nos últimos meses. O manifesto foi assinado por entidades como ABAG, ABIOVE, ABRAPALMA, Abisolo, Ibá e Sindiveg. Correio Braziliense, CNN Brasil, Estadão, Folha, Metrópoles, O Globo e Poder360, entre outros, destacaram a notícia.

N’O Globo, Fernanda Trisotto e Henrique Gomes Batista deram mais detalhes sobre a divisão. Os principais signatários do texto representam a agroindústria, os que produzem itens de maior valor agregado e com interesses comerciais de exportação. Para eles, as críticas internacionais à política ambiental e à radicalização política de Bolsonaro trazem prejuízo significativo. Já os produtores rurais propriamente ditos, “da porteira pra dentro”, ainda mantêm apoio quase irrestrito ao governo e acompanham a radicalização do presidente.

Em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura), o presidente da ABAG, Marcello Brito, subiu o tom das críticas ao governo Bolsonaro. “Eu me sinto envergonhado de ser cobrado por gente lá fora [para] cumprir a nossa lei”, disse ele sobre as cobranças internacionais relacionadas à política ambiental brasileira. Brito também sugeriu que mais entidades poderiam ter assinado o manifesto, mas não o fizeram porque suas cadeias de abastecimento dependem “de uma canetada governamental”. Ele também contestou a afirmação de Bolsonaro de que uma eventual derrubada do marco temporal para Terras Indígenas represente o fim do agronegócio brasileiro. “Eu não vi nenhum estudo sério mostrando isso”, disse. “O agro não precisa invadir Terra Indígena para crescer”. O Globo e UOL deram mais informações.

Em tempo: Mesmo sendo o setor econômico mais forte e lucrativo do Brasil, o agronegócio não cansa de pedir ajuda ao governo. Na Veja, José Casado informou que o Palácio do Planalto prepara uma nova rodada de refinanciamento de dívidas da agricultura, o que beneficiaria cerca de dois milhões de produtores rurais com cerca de R$ 15 bilhões em dívidas acumuladas. A renegociação permitiria o abatimento total dos juros e a suspensão de leilões de bens dos devedores.

 

ClimaInfo, de setembro de 2021.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar