Estudo: queimadas afetaram 95% das espécies da Amazônia em 20 anos

1 de setembro de 2021

Um estudo de pesquisadores brasileiros, chineses e norte-americanos levantou o impacto das queimadas na biodiversidade amazônica. A conclusão é preocupante: mais de 95% das espécies de plantas e animais vertebrados conhecidos naquele bioma foram afetados por episódios de fogo desde 2001. As chamas também reduziram o habitat disponível para essas espécies em pelo menos 5% nos últimos 20 anos. Os resultados da pesquisa foram publicados nesta semana na revista Nature.

Os cientistas analisaram os efeitos do fogo em mais de 11,5 mil espécies de plantas e mais de 3 mil de animais vertebrados, entre aves e mamíferos. Das espécies que já eram consideradas como ameaçadas de extinção, entre 70% e 85% tiveram grande parte de seus habitats naturais devastados pelo fogo. Já as espécies não ameaçadas de extinção tiveram 64% de seu habitat impactado. Esses cálculos foram feitos a partir da combinação de mapas de distribuição de espécies conhecidas na Amazônia com registros de satélite da região desde 2001.

“Muitas espécies de plantas e animais da Amazônia possuem distribuições restritas, o que aumenta as chances desses incêndios florestais causarem grandes perdas em biodiversidade”, explicou Paulo Brando, pesquisador do IPAM e da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), um dos autores do estudo. Ele também assinalou a relação entre desmatamento e queimadas: na maior parte dos casos, o fogo acontece depois da derrubada da floresta. “Se reduzirmos o desmatamento na Amazônia, podemos também reduzir o número de incêndios florestais e as perdas em biodiversidade associadas”.

BBC Brasil, Folha, G1 e O Globo repercutiram os dados.

 

Leia mais sobre Amazônia queimadas e perda de biodiversidade no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar