Sociedade civil sugere adiamento da COP26

COP26 adiamento

A Climate Action Network (CAN International), coalizão que reúne mais de 1,5 mil organizações da sociedade civil com foco em clima de todo o mundo, sugeriu nesta 3ª feira (7/9) o adiamento da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), programada para acontecer no mês de novembro na cidade escocesa de Glasgow. O motivo é a insegurança acerca das condições sanitárias, bem como as restrições a serem impostas pelo governo do Reino Unido aos viajantes estrangeiros e os custos logísticos atrelados a essa situação.

“É evidente que uma conferência climática global segura, inclusiva e justa no início de novembro será impossível devido ao fracasso em apoiar o acesso à vacina a milhões de pessoas em países pobres, os custos crescentes de viagem e acomodação, incluindo quarentena dentro e fora do Reino Unido, e a incerteza sobre o curso da pandemia” observou a CAN em comunicado. “Uma COP presencial excluiria de fato muitos representantes governamentais, ativistas da sociedade civil e jornalistas, particularmente dos países do Sul Global, muitos dos quais estão na ‘lista vermelha’ da COVID-19 do Reino Unido”.

Em resposta, o presidente da COP26, Alok Sharma, ressaltou que o governo britânico segue com a intenção de realizar a conferência com a participação do maior número possível de pessoas em Glasgow no prazo estabelecido. Nesse sentido, além de oferecer vacinas para os representantes de países pobres ainda sem imunização, Sharma confirmou que Londres também pretende financiar a quarentena de cinco dias exigida de viajantes vindos de países dentro da “lista vermelha”. Esse apoio será dado não apenas a negociadores desses países, mas também a observadores da sociedade civil e profissionais de imprensa. Associated Press, BBC, Guardian, NY Times, POLITICO, RFI e Reuters deram mais informações.

As promessas do Reino Unido não derrubam todas as barreiras à participação das nações do Sul Global na COP26. De acordo com o jornal The Scotsman, o preço médio das acomodações em Glasgow segue bastante salgado: em média, a diária está saindo por quase 890 libras esterlinas (mais de 6,3 mil reais). O preço para as duas semanas de COP chega a superar as 12 mil libras (inacreditáveis R$ 85 mil) mesmo em opções mais restritas de hospedagem, como quartos simples sem janela.

 

Leia mais sobre COP26 e negociações climáticas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 8 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.