Sem chuvas, Brasil se equilibra entre risco de racionamento e de blecaute 

risco de apagão

A falta de chuvas expôs duas falhas no sistema elétrico que muitos acreditavam já terem sido sanadas: a capacidade de alguns reservatórios continua superestimada e falta gás para acionar algumas termelétricas. O ex-diretor da ANEEL, Jerson Kelman, observou em uma live do Valor que o governo demorou para descobrir a gravidade da situação e que deveria ter acionado as térmicas antes e evitar que o nível baixasse tanto. Kelman disse que são pequenas as chances de racionamento, apesar do nível dos reservatórios terminarem o ano lá embaixo. Mas ele acha que há um risco sério de blecautes (queda de energia localizada por tempos não muito longos). A fala foi comentada no Estadão.

O risco de racionamento e de blecaute é o pesadelo dos grandes datacenters, tanto os corporativos quanto os de prestadores desse serviço. Segundo o Valor, empresas estão assinando contratos de longo prazo no mercado livre, trocando equipamentos por outros mais eficientes e buscando garantir o fornecimento de diesel e gás para acionar geradores em caso de falhas. O Itaú, por exemplo, reduziu em 60% seu consumo com climatização usando algoritmos inteligentes para monitorar os equipamentos e seus usos. Aliás, as tarifas e bandeiras, cada vez mais caras e a perspectiva de mais aumentos pela frente está empurrando empresas para o mercado livre. Uma matéria n’O Globo fala de uma startup que está juntando empresas para oferecer e gerenciar contratos no mercado livre.

O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) decidiu interferir no preço dos combustíveis. Sabedores de que o discurso presidencial de jogar a culpa no ICMS dos estados não se sustenta e impossibilitados de interferir diretamente nos preços da Petrobras, o colegiado achou um jeito de segurar o preço do diesel: reduzindo o teor de biodiesel na mistura. Como o biodiesel está mais caro do que o diesel que sai da refinaria, o resultado é um preço mais baixo – ou menos alto. A medida desagradou os produtores de biodiesel, mas, talvez até pior, deu um tiro no pé do programa RenovaBio. Alterar a regra no meio do jogo impacta quem tem que cumprir metas na forma dos créditos do RenovaBio e, portanto, no sucesso do próprio programa. A notícia é da CNN Brasil.

 

Leia mais sobre crise hídrica e crise do setor elétrico no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.