Clima extremo: Espanha sofre com incêndios incontroláveis

14 de setembro de 2021

Há quase uma semana, a Espanha sofre com incêndios florestais de grande magnitude, concentrados especialmente no sul do país, na região de Andaluzia. Quase mil bombeiros e profissionais de emergência lutam desde a última 4ª feira (8/9) contra o fogo, que já consumiu mais de 7,4 mil hectares de vegetação e forçou a retirada de pelo menos 2,6 mil pessoas. Por ora, o fogo vitimou apenas uma pessoa, um bombeiro de 44 anos, morto na semana passada.

O governo espanhol trabalha com a possibilidade de que a causa do incêndio tenha sido criminosa. Mas as condições climáticas dos últimos dias facilitaram a disseminação do fogo, com o ar mais seco e as temperaturas mais altas neste final de verão, bem como o abandono de alguns imóveis rurais nos últimos tempos no país. Associated Press, BBC, Bloomberg, Guardian e O Globo deram mais informações.

Enquanto isso, na Califórnia, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou situação de emergência no estado por causa dos incêndios florestais que persistem desde o começo do verão. Mais de 6,8 mil focos de incêndio de pequeno e grande porte foram registrados somente na Califórnia neste ano, que consumiram quase 670 mil hectares de vegetação. O principal incêndio, denominado Caldor, está queimando há mais de um mês no norte do estado. Biden visitou a região nesta 2ª feira (13/9) para avaliar o impacto do fogo. A notícia é da Reuters e do Washington Post.

Em tempo: O derramamento de petróleo na costa da Louisiana está dando bastante trabalho para agentes ambientais, que correm contra o tempo para salvar animais afetados pelo óleo. As autoridades federais e estaduais estão trabalhando na descontaminação de mais de 560 localidades e priorizando o resgate de espécies de aves prejudicadas pelo derramamento. O óleo foi liberado no Golfo do México depois da passagem do furacão Ida, no final de agosto. A principal suspeita é de que ele tenha vazado de um oleoduto marinho desativado. Um Só Planeta destacou a notícia.

 

Leia mais sobre incêndios florestais e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar