Clima extremo: Espanha sofre com incêndios incontroláveis

Espanha incêndios florestais

Há quase uma semana, a Espanha sofre com incêndios florestais de grande magnitude, concentrados especialmente no sul do país, na região de Andaluzia. Quase mil bombeiros e profissionais de emergência lutam desde a última 4ª feira (8/9) contra o fogo, que já consumiu mais de 7,4 mil hectares de vegetação e forçou a retirada de pelo menos 2,6 mil pessoas. Por ora, o fogo vitimou apenas uma pessoa, um bombeiro de 44 anos, morto na semana passada.

O governo espanhol trabalha com a possibilidade de que a causa do incêndio tenha sido criminosa. Mas as condições climáticas dos últimos dias facilitaram a disseminação do fogo, com o ar mais seco e as temperaturas mais altas neste final de verão, bem como o abandono de alguns imóveis rurais nos últimos tempos no país. Associated Press, BBC, Bloomberg, Guardian e O Globo deram mais informações.

Enquanto isso, na Califórnia, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou situação de emergência no estado por causa dos incêndios florestais que persistem desde o começo do verão. Mais de 6,8 mil focos de incêndio de pequeno e grande porte foram registrados somente na Califórnia neste ano, que consumiram quase 670 mil hectares de vegetação. O principal incêndio, denominado Caldor, está queimando há mais de um mês no norte do estado. Biden visitou a região nesta 2ª feira (13/9) para avaliar o impacto do fogo. A notícia é da Reuters e do Washington Post.

Em tempo: O derramamento de petróleo na costa da Louisiana está dando bastante trabalho para agentes ambientais, que correm contra o tempo para salvar animais afetados pelo óleo. As autoridades federais e estaduais estão trabalhando na descontaminação de mais de 560 localidades e priorizando o resgate de espécies de aves prejudicadas pelo derramamento. O óleo foi liberado no Golfo do México depois da passagem do furacão Ida, no final de agosto. A principal suspeita é de que ele tenha vazado de um oleoduto marinho desativado. Um Só Planeta destacou a notícia.

 

Leia mais sobre incêndios florestais e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.