Pesquisa: crise climática faz jovens repensarem planos de ter filhos

pesquisa jovens crise climática

Um levantamento internacional com jovens de dez países identificou que a preocupação generalizada com a crise climática está afetando as decisões relativas à formação de família e reprodução. Ao todo, pelo menos 39% dos entrevistados disseram não ter certeza de que querem ter filhos por causa da mudança do clima; quase o dobro desse contingente (75%) afirmou que enxerga o futuro como “assustador”. A pesquisa ouviu 10 mil jovens entre 16 e 25 anos de idade e foi realizada por pesquisadores das Universidades de Stanford (EUA) e Helsinque (Finlândia), com financiamento da plataforma Avaaz.

No Brasil, um dos países investigados, o percentual de jovens que hesitam ter filhos é superior à média global, com 48% dos brasileiros entrevistados apontando menor predisposição para ter filhos em razão dos riscos atrelados à crise climática. A maioria dos jovens brasileiros também concorda que o governo está falhando no enfrentamento à mudança do clima (79%), que a humanidade está fracassando em proteger o planeta (92%) e que o futuro é assustador (86%). Os números no Brasil então em sintonia com os apresentados por outros países em desenvolvimento analisados pela pesquisa, como Nigéria e Filipinas, onde a preocupação dos jovens com os efeitos da crise climática em seu futuro é maior do que a identificada entre jovens de países desenvolvidos, como Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.

BBC Brasil, Gizmodo, Guardian, Reuters e RFI destacaram os resultados.

Em tempo: A Pew Research apresentou os resultados de outra pesquisa internacional de opinião mostrando apoio majoritário à ação climática individual por parte dos cidadãos de 17 países com economia avançada na América do Norte, Europa e Ásia. Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados afirmaram ter disposição de fazer algumas mudanças em seu estilo de vida e de trabalho para ajudar a reduzir os efeitos da mudança do clima. Por outro lado, 52% disseram desconfiar que os esforços internacionais para conter a crise climática terão resultado efetivo. Bloomberg e Washington Post deram mais informações.

 

ClimaInfo, 15 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.