Produção de carne é responsável por quase 60% das emissões de carbono do setor de alimentos

emissões da carne

A produção global de proteína animal é responsável por mais da metade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do setor de alimentos. A estimativa foi feita por pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) em artigo publicado na revista Nature Food. De acordo com a análise, o setor é responsável por ⅓ das emissões antrópicas de GEE de todo o mundo, liberando 17,3 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente (GtCO2e) por ano, o que equivale a duas vezes o total de emissões dos EUA. Desse total, a indústria de carne responde por 57% das emissões da produção de alimentos, com quase 8 GtCO2e anuais. Só a produção de carne bovina sozinha é responsável por ¼ das emissões produzidas pela produção e cultivo de alimentos.

O Guardian destacou os resultados dos estudos e a comparação da pegada de carbono na produção de diferentes tipos de alimentos. Por exemplo, a produção de 1 kg de trigo libera 2,5 kg de GEE; já 1 kg de carne bovina joga na atmosfera cerca de 70 kg de GEE.

Na BBC Brasil, Thais Carrança abordou dados de um estudo inédito sobre o impacto da mudança do clima nos preços da carne no Brasil. Durante dez anos, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto simularam os efeitos do aumento de temperatura e da escassez de água sobre a qualidade do pasto, responsável pelo alimento de mais de 90% do gado de corte brasileiro. Segundo a análise, a qualidade das folhas será severamente prejudicada caso a temperatura média suba em pelo menos 2°C nos próximos anos. A consequência mais imediata é que o produtor será obrigado a recorrer a complementos alimentares para engordar o gado, o que encarecerá o preço final da carne para o consumidor.

Em tempo: A multinacional holandesa DSM, proprietária da Tortuga, obteve autorização do ministério da agricultura para comercializar no Brasil um aditivo para ração animal que promete reduzir em mais de 50% a emissão de metano pelo gado. O produto, chamado Bovaer, é apontado como um das inovações tecnológicas recentes mais importantes do setor. Bloomberg e Valor deram mais informações.

 

Leia mais sobre emissões do gado e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo