Produção de carne é responsável por quase 60% das emissões de carbono do setor de alimentos

14 de setembro de 2021

A produção global de proteína animal é responsável por mais da metade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do setor de alimentos. A estimativa foi feita por pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) em artigo publicado na revista Nature Food. De acordo com a análise, o setor é responsável por ⅓ das emissões antrópicas de GEE de todo o mundo, liberando 17,3 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente (GtCO2e) por ano, o que equivale a duas vezes o total de emissões dos EUA. Desse total, a indústria de carne responde por 57% das emissões da produção de alimentos, com quase 8 GtCO2e anuais. Só a produção de carne bovina sozinha é responsável por ¼ das emissões produzidas pela produção e cultivo de alimentos.

O Guardian destacou os resultados dos estudos e a comparação da pegada de carbono na produção de diferentes tipos de alimentos. Por exemplo, a produção de 1 kg de trigo libera 2,5 kg de GEE; já 1 kg de carne bovina joga na atmosfera cerca de 70 kg de GEE.

Na BBC Brasil, Thais Carrança abordou dados de um estudo inédito sobre o impacto da mudança do clima nos preços da carne no Brasil. Durante dez anos, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto simularam os efeitos do aumento de temperatura e da escassez de água sobre a qualidade do pasto, responsável pelo alimento de mais de 90% do gado de corte brasileiro. Segundo a análise, a qualidade das folhas será severamente prejudicada caso a temperatura média suba em pelo menos 2°C nos próximos anos. A consequência mais imediata é que o produtor será obrigado a recorrer a complementos alimentares para engordar o gado, o que encarecerá o preço final da carne para o consumidor.

Em tempo: A multinacional holandesa DSM, proprietária da Tortuga, obteve autorização do ministério da agricultura para comercializar no Brasil um aditivo para ração animal que promete reduzir em mais de 50% a emissão de metano pelo gado. O produto, chamado Bovaer, é apontado como um das inovações tecnológicas recentes mais importantes do setor. Bloomberg e Valor deram mais informações.

 

Leia mais sobre emissões do gado e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar