CEO da Chevron diz que não vai plantar árvores e não promete neutralizar as emissões.

Chevron

É raro ouvir uma declaração tão sincera de um alto executivo de uma das grandes petroleiras como a de Michael Wirth, CEO da poderosa Chevron. Em um tuíte, Sabrina Valle, da Reuters, informou que Wirth disse que é melhor distribuir dividendos para os acionistas e “eles que plantem árvores”. Também acrescentou que preferia isso do que investir em eólica e solar porque já são tecnologias maduras. A notícia saiu na CNBC e na Oil and Gas 360.

O Financial Times e a Reuters preferiram destacar o investimento para desenvolver hidrogênio a partir de gás natural e outra fala de Wirth de sobre que não se comprometeria com emissão líquida zero porque ele é realista. E, francamente, mais sincero do que seus pares.

Patrick Pouyanné, da Total, falando sobre o acordo de US$27 bilhões que acaba de assinar com o Iraque, quase só falou sobre planta fotovoltaica e redução das emissões nas operações de extração e transporte que fazem parte do pacote. Segundo o Financial Times, ele não falou sobre petróleo e gás que pretende extrair. Mas disse que qualquer investimento em renováveis depende das receitas da venda dos fósseis.

A Shell anunciou que construirá uma planta de biocombustíveis em Rotterdam com capacidade de 820 mil toneladas por ano a partir de 2024. Em 2020, a corporação produziu mais de 120 milhões de toneladas de petróleo e gás. A notícia é da Reuters.

 

Leia mais sobre emissões das petroleiras e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.