Desmatamento e queimadas: o Brasil real bate à porta de Bolsonaro na ONU

desmatamento Amazônia 2021

Enquanto Bolsonaro pintava la vie en rose na Assembleia Geral da ONU, uma expedição de ambientalistas na Amazônia mostrou os sinais da destruição da floresta. Em sobrevoo nos municípios de Porto Velho (RO) e Lábrea (AM), eles captaram o avanço do desmatamento e das queimadas em uma das áreas mais afetadas pela devastação nos últimos meses. Além da vegetação derrubada e queimada, as imagens mostram restos de garimpo, pistas clandestinas de pouso aéreo, e cabeças de gado ocupando pasto recém-limpo.

“As imagens não mentem, já não podemos dizer o mesmo do discurso do presidente na ONU”, comentou Stela Herschmann, do Observatório do Clima, uma das organizações participantes da Aliança Amazônia em Chamas, responsável pela expedição. O grupo também é formado pela Amazon Watch e pelo Greenpeace Brasil. O Globo Rural também destacou as fotos da expedição na Amazônia.

Ainda sobre o discurso de Bolsonaro na ONU, G1 e Veja ouviram ambientalistas e especialistas para contextualizar e fazer fact-checking da fala presidencial.

 

ClimaInfo, 22 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.