Cobertura mínima de gelo no Ártico foi um pouco maior do que em 2020

23 de setembro de 2021

Segundo a NASA, este ano a área de gelo no Ártico atingiu seu ponto mínimo no último dia 16 e essa área mínima está 25% maior do que a do ano passado. Mesmo assim, olhando para o histórico existente de 42 anos, ela ficou em 12o lugar e pelo menos 25% abaixo da média da área entre 1981 e 2010. O New York Times e o Daily Mail repercutiram.

A área mínima de gelo marítimo ao redor da vizinha Groenlândia, por sua vez, bateu o recorde histórico. E não precisou esperar até a semana passada. No meio de agosto ela já tinha batido o recorde. Vale ver a animação no twitter de Scott Duncan.

Como se para cravar a origem destes recordes e tendências, a Bloomberg conta que a exploração de óleo de gás no mesmo Ártico está aumentando. A russa Gazprom, a americana ConocoPhillips e a francesa Total estão expandindo suas operações na região e preveem um aumento de 20% na produção nos próximos 5 anos.
Ontem, a agência europeia Copernicus, que monitora o que acontece no planeta, publicou seu relatório sobre o estado dos oceanos no Journal of Operational Oceanography. Assim como a atmosfera, os oceanos também estão esquentando. Só as águas no Ártico contribuem com 4% do aquecimento de todos os oceanos. Ainda nas águas do Norte, a pesca de linguado, lagosta europeia, robalo, salmonete e caranguejos tem diminuído. Mais ao sul, o Mediterrâneo está subindo. Vale ver outros dados na EcoDebate, junto com conversas com os autores do trabalho.

 

Leia mais sobre degelo Ártico e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar