Senador quer impedir IBAMA de destruir maquinário usado por criminosos ambientais

crimes ambientais destruição maquinário

Acusado pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal, de atuar junto com Ricardo Salles em favor de madeireiros suspeitos de ilegalidade, o senador Telmário Mota (RR) apresentou um projeto de lei que pretende impedir a destruição de maquinário utilizado por criminosos ambientais pelos órgãos de fiscalização. De acordo com o((eeco)), o PL 3.216/2021 propõe que os equipamentos apreendidos em operações de combate ao garimpo e ao desmatamento ilegal sejam vendidos, com os recursos decorrentes da venda sendo direcionados para os municípios onde o ilícito ocorreu.

Aliado de Bolsonaro no Senado, Mota é um dos principais críticos do procedimento de inutilização do maquinário de grande porte que é de difícil remoção pelos fiscais do IBAMA/ICMBio e pela PF. O próprio Bolsonaro já demonstrou diversas vezes sua contrariedade com a medida, inclusive pressionando os ministérios da Justiça e do meio ambiente para acabar com a prática.

Enquanto isso, André Borges informou no Estadão que o ministério da economia entrou de cabeça nas articulações pela flexibilização do licenciamento ambiental. A pasta de Paulo Guedes teria encaminhado à equipe de Joaquim Leite uma série de sugestões para “transformar a produtividade e competitividade do país”, como a emissão automática de licença ambiental quando houver demora na análise de pedidos e a dispensa de licenciamento para explorar rejeitos de mineração. Outra medida sugerida é elevar o limite de derrubada de vegetação na Mata Atlântica sem a necessidade de licença do IBAMA.

Ou seja, na cabeça do outrora superministro da economia, o meio ambiente é obstáculo para o crescimento econômico do país – e não a instabilidade política promovida pelo atual presidente, nem a frustração internacional com a política antiambiental deste governo, nem a incapacidade administrativa e política do próprio ministério etc etc.

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.