Engajamento de deputados com crise climática piora sob Bolsonaro

deputados crise climática

A Folha deu detalhes de um levantamento feito pelo Observatório do Legislativo Brasileiro sobre a atenção dos deputados federais com a questão climática na atual legislatura. A conclusão não é boa: o tema, que já era pouco discutido no período anterior, entre 2015 e 2018, ficou ainda mais marginal a partir de 2019. A maioria dos membros da Câmara obteve nota média -1,39 numa escala -10 e +10. Na legislatura anterior, a média era de -0,89.

“Pode ser que isso seja decorrente de você ter parlamentares mais extremistas ou pelo fato de o governo ser mais contrário ao tema”, explicou Leonardo Martins Barbosa (UERJ), pesquisador do Observatório. Não à toa, a atual legislatura assumiu o mandato junto com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, no começo de 2019.

Tal como na pesquisa da RAPS sobre o interesse dos parlamentares na agenda climática, divulgada na semana passada, este levantamento identificou uma divisão ideológica no posicionamento dos deputados federais. Enquanto partidos à esquerda apresentam engajamento maior com a questão climática, siglas à direita seguem ignorando ou minimizando o tema na Câmara dos Deputados.

 

Leia mais sobre Brasil agenda climática e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.