Engajamento de deputados com crise climática piora sob Bolsonaro

26 de setembro de 2021

A Folha deu detalhes de um levantamento feito pelo Observatório do Legislativo Brasileiro sobre a atenção dos deputados federais com a questão climática na atual legislatura. A conclusão não é boa: o tema, que já era pouco discutido no período anterior, entre 2015 e 2018, ficou ainda mais marginal a partir de 2019. A maioria dos membros da Câmara obteve nota média -1,39 numa escala -10 e +10. Na legislatura anterior, a média era de -0,89.

“Pode ser que isso seja decorrente de você ter parlamentares mais extremistas ou pelo fato de o governo ser mais contrário ao tema”, explicou Leonardo Martins Barbosa (UERJ), pesquisador do Observatório. Não à toa, a atual legislatura assumiu o mandato junto com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, no começo de 2019.

Tal como na pesquisa da RAPS sobre o interesse dos parlamentares na agenda climática, divulgada na semana passada, este levantamento identificou uma divisão ideológica no posicionamento dos deputados federais. Enquanto partidos à esquerda apresentam engajamento maior com a questão climática, siglas à direita seguem ignorando ou minimizando o tema na Câmara dos Deputados.

 

Leia mais sobre Brasil agenda climática e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar