Taxar carbono da importação: uma 3ª via de precificação de carbono?

26 de setembro de 2021

Taxar o conteúdo de carbono de produtos importados serve, em primeira instância, para manter a competitividade de uma produção interna sujeita a regulação climática. O que aconteceria se as três grandes potências mundiais; China, EUA e UE formassem um clube com barreiras como uma taxação sobre a importação?

A discussão sobre precificar as emissões cai, em geral, em duas opções: um mercado de carbono tipo cap and trade ou um imposto direto sobre as emissões. Um clube destes poderia ser uma terceira opção?

A ideia é discutida em um trabalho publicado pela Nature em março deste ano e se baseou em um artigo de William Nordhaus, prêmio Nobel de economia, um dos primeiros a incluir a mudança do clima na modelagem macroeconômica. Juntos, EUA, UE e China respondem por 61% do produto bruto global e por 43% das importações. Alinhando métricas de conteúdo de carbono e equalizando o preço deste, o clube forçaria o resto do mundo a seguir o mesmo caminho sob o risco de perder muito bons clientes.

José Eli da Veiga, no Valor, comenta o trabalho e diz que modelos são apenas modelos, podendo o mundo real ser bem diferente. A chance do trio se acertar neste momento parece um tanto remota, dado que os EUA ressuscitaram um acordo estratégico com Austrália, Índia e Japão para manter a zona Indo-Pacífica livre e aberta. E fecharam um acordo com o Reino Unido para um programa de submarinos nucleares para a Austrália. Além da intenção de pressionar a China, sacrificaram uma boa relação com a França e, possivelmente, o alinhamento automático com a União Europeia.

Assim, a terceira via deve permanecer nos suspiros da Academia de economistas enquanto não conversarem com os colegas da Ciência Política.

 

Leia mais sobre precificação de carbono e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar