“Pesos-pesados” do PIB pedem protagonismo brasileiro na COP26

28 de setembro de 2021

Presidentes de 105 grandes empresas nacionais e estrangeiras, além de dez entidades setoriais, divulgaram nesta 2ª feira (27/9) uma carta pedindo ao governo Bolsonaro uma resposta adequada e efetiva às dúvidas e críticas internacionais à política ambiental brasileira. O documento é assinado pelos CEOs de empresas como Bradesco, BRF, Natura, Vivo, Nestlé, Shell e Amazon, entre outros. Ele foi articulado pelo CEBDS com objetivo de incentivar o protagonismo do Brasil nas negociações internacionais para a Conferência da ONU sobre o Clima (COP26) de novembro, em Glasgow: “Objetivos climáticos ambiciosos correspondem à nossa convicção de que o Brasil deve buscar o protagonismo nas negociações de clima. O Brasil deve manter a sua centralidade nesse diálogo, sob pena do enorme prejuízo ao setor produtivo e à sociedade brasileira”, diz a carta.

Em particular, o documento defende avanços nas negociações acerca do Artigo 6 do Acordo de Paris, que regulamenta o uso de instrumentos de mercado para redução de emissões de carbono, além de medidas domésticas importantes para restaurar a confiança internacional, como o fim do desmatamento ilegal. “Na carta, estamos dizendo ao governo: por favor, avance, pois nós vamos dar a retaguarda. Para fora do Brasil, estamos mostrando que o país tem grandes empresas e instituições, com um peso grande do PIB, fazendo a coisa certa”, afirmou Marina Gross, presidente do CEBDS, ao EstadãoValor, CNN Brasil, Folha, g1 e O Globo, entre outros, também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 28 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar