Clima extremo: tempestade e enchentes colocam Tailândia em alerta

chuvas extremas Tailândia

A chegada da tempestade tropical Diannu causou inundações que destruíram pelo menos 70 mil casas na Tailândia, de acordo com o governo do país. Na região de Bangkok, soldados montaram barreiras com sacos de areia para conter o avanço da água sobre bairros da capital e áreas arqueológicas no norte da cidade.

O principal temor é de que a chuva forte prenuncie uma temporada de monções tão devastadora como a de 2011, quando o país experimentou suas piores enchentes da história recente, com prejuízos que superaram U$ 45 bilhões. De acordo com a Associated Press, pelo menos seis pessoas morreram em virtude das enchentes.

Como o Guardian explicou, Bangkok é particularmente vulnerável às enchentes de monção. Construída em cima de um antigo pântano, a cidade está a apenas 1,5 metro acima do nível do mar. No passado, terras agrícolas e arrozais em áreas baixas absorviam a água das enchentes, mas a expansão da cidade resultou na urbanização desses terrenos. Al-Jazeera e Bangkok Post também destacaram a situação na Tailândia.

Em tempo: A chegada do outono não ajudou muito no trabalho de combate a incêndios florestais na Califórnia. Há mais de dez dias, focos se espalham na região da Reserva Indígena do Rio Tule e da Floresta Nacional da Sequoia. O fogo já queimou mais de 344 km2 de vegetação e segue próximo de exemplares únicos de sequoias-gigantes, com milhares de anos de existência. Bombeiros e conservacionistas chegaram a embrulhar a parte de baixo do tronco dessas árvores com papel alumínio para resguardá-la do fogo. A Associated Press deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 29 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.