Desmatamento: empresas chinesas se articulam para exigir rastreamento de origem de carne bovina de fornecedores

China rastreamento carne bovina

Uma suposição bastante comum entre algumas pessoas nos círculos mais altos do poder e do PIB no Brasil é de que o mercado chinês prioriza fundamentalmente preço e volume e, diferentemente de norte-americanos e europeus, não se preocupa com questões socioambientais atreladas a esses produtos.

Pois bem, a China Meat Association, que reúne os maiores importadores de carne bovina daquele país, reforçou que pretende implementar exigências mais claras e diretas sobre a origem do produto, com rastreabilidade mais confiável da cadeia de fornecedores.

Em maio, a organização divulgou um conjunto de especificações que estabelece requisitos e responsabilidades para importadores de carne e seus fornecedores nos mercados exportadores. A ação também prevê uma colaboração direta entre as empresas chinesas e os fornecedores de carne no Brasil para ajudar na implementação conjunta de sistemas de monitoramento.

Essas especificações foram ressaltadas na semana passada, durante evento da Tropical Forest Alliance (TFA) durante a Climate Week de Nova York. O professor Raoni Rajão (UFMG) também destacou o posicionamento dos importadores chineses de carne no Twitter.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.