Governo entrega ferramenta para monitorar incêndios na Amazônia, mas atrasa projeto de antenas contra desmatamento

painel do fogo

O ministério da defesa vai lançar nesta 4ª feira (29/9) um novo software para ajudar no monitoramento da ocorrência de fogo na Amazônia e no Pantanal. O Painel do Fogo, desenvolvido pelo Censipam, vai agrupar dados obtidos via satélite e identificar possíveis focos de incêndio, com detecção quase em tempo real. Segundo o governo, a ferramenta ajudará na atuação mais rápida e eficiente das equipes de campo no combate às chamas. Correio Braziliense e Metrópoles deram mais informações.

Por outro lado, as duas antenas adquiridas pelo Censipam para ajudar no monitoramento do desmatamento na Amazônia seguem encostadas, sem prazo definido para entrar em funcionamento. O Poder360 informa que os equipamentos foram comprados em 2018 por mais de R$ 31 milhões, obtidos com o quase-falecido Fundo Amazônia, e prometiam dar agilidade no recebimento das imagens espaciais da floresta registradas por satélites. A previsão inicial era de funcionamento em 2020.

Em tempo: Vale a pena conferir o app Terra on Track, desenvolvido pelo Imaflora para facilitar o monitoramento territorial em comunidades indígenas e tradicionais na Amazônia. Ele emite alertas para os moradores avisando sobre eventuais episódios de desmatamento e queimada em suas terras. O aplicativo usa dados do sistema DETER/INPE e da NASA e já está sendo testado com comunidades em São Félix do Xingu e Alenquer. O UOL Ecoa deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 29 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.