“Não será fácil”: presidenta da Convenção Clima reconhece dificuldades para negociações na COP26

COP26 dificuldades negociações

As próximas semanas serão decisivas para que o mundo tenha mais clareza sobre o que esperar da Conferência de Glasgow (COP26). A própria secretária-executiva da Convenção da ONU sobre o Clima (UNFCCC), Patricia Espinosa, reconheceu que a rodada de negociações na Escócia “não será fácil” e que os governos precisam agir em linha com a urgência da questão climática para destravar pontos importantes dessa agenda, como novos cortes de emissões e financiamento para os países pobres. “Essas decisões precisam ser tomadas agora, por isso que Glasgow é tão importante”, disse Espinosa à AFP.

Enquanto isso, o governo de Boris Johnson, do Reino Unido, anfitrião da COP26, está sob pressão crescente para liderar as negociações rumo a um resultado positivo em Glasgow. O Financial Times destacou a cobrança de ambientalistas e cidadãos britânicos para que o premiê defina logo um “mapa do caminho” para viabilizar a meta de neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050. O temor é de que a falta de detalhes acerca desses planos esteja escondendo uma indisposição efetiva de Johnson em iniciar a implantação destas medidas nos próximos anos.

Já a oposição parlamentar ao premiê é mais incisiva nas críticas. No Independent, o trabalhista Ed Miliband criticou a falta de liderança política de Johnson nas conversas finais e anteriores ao encontro de Glasgow. Além de se envolver pouco nas discussões preliminares, Johnson também vem sendo acusado de hipocrisia, já que ele cobra mais apoio financeiro dos países ricos para os pobres, ao mesmo tempo em que o Reino Unido corta ajuda econômica para essas mesmas nações.

Com os líderes políticos ainda batendo cabeça, a juventude segue pressionando por mais ambição climática. Nesta 4ª feira (29/9), o Papa Francisco saudou o ativismo dos jovens e agradeceu a eles “pelos sonhos e projetos de bem que têm e pelo fato de se importarem tanto com as relações humanas e com o cuidado com o meio ambiente”. O Sumo Pontífice participou virtualmente da conferência internacional Youth4Climate, realizada nesta semana em Milão. Associated Press, Ecclesia e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.