Europeus querem isolar Brasil nas negociações climáticas de Glasgow

Brasil isolado COP26

Outrora respeitado nas negociações climáticas internacionais, o Brasil virou motivo de preocupação para outros países por conta de sua postura problemática nessas conversas nos últimos anos. A preocupação é tamanha que, de acordo com O Globo, países da União Europeia querem manter o governo brasileiro isolado na Conferência do Clima de Glasgow (COP26), caso os negociadores do país sigam causando desavenças.

Os europeus enxergam que, sob Bolsonaro, o Brasil faz “propostas irracionais” e não se esforça para cumprir aquilo que o próprio país se dispôs a fazer, como a antecipação de 2060 para 2050 da meta de neutralidade do carbono. “Acreditamos que a única saída para garantir que da COP26 saiam acordos importantes é que o isolamento obrigue o Brasil a fazer algumas concessões. O país precisa se sentir acuado”, disse uma fonte à reportagem.

Enquanto isso, o governo brasileiro pressiona o do Reino Unido a aliviar as restrições sanitárias aos viajantes do país às terras da Rainha. A principal bronca, tal como a de outros países em desenvolvimento, é a quarentena obrigatória de cinco dias para pessoas vindas de países da “lista vermelha” da COVID-19, mesmo aquelas vacinadas contra a doença. A Folha deu mais detalhes da movimentação do Itamaraty.

Os britânicos poderão abrir mão dessa exigência: segundo o jornal britânico Telegraph, o governo de Boris Johnson pode anunciar nesta semana uma revisão da lista vermelha, retirando as restrições sanitárias de boa parte dos países dessa relação – entre eles, o Brasil. O Guardian também repercutiu a informação.

Em tempo: Na Folha, Michele Oliveira contou a jornada de três jovens brasileiros que participaram de evento preparatório pré-COP para a juventude em Milão na semana passada. Eduarda Zoghbi, Paloma Costa e Eric Marky Terena representaram o Brasil no Youth4Climate, que também contou com a participação de Greta Thunberg. “Nossos territórios estão ameaçados e existem projetos de lei com os quais o governo quer acabar com as áreas de proteção do país. Lanço, então, um desafio para todos os jovens: vamos ajudar os Povos Indígenas a proteger as florestas e a Amazônia”, disse Terena durante manifestação do Fridays for Future na última 6ª feira na Itália.

 

ClimaInfo, 4 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo