Europeus querem isolar Brasil nas negociações climáticas de Glasgow

4 de outubro de 2021

Outrora respeitado nas negociações climáticas internacionais, o Brasil virou motivo de preocupação para outros países por conta de sua postura problemática nessas conversas nos últimos anos. A preocupação é tamanha que, de acordo com O Globo, países da União Europeia querem manter o governo brasileiro isolado na Conferência do Clima de Glasgow (COP26), caso os negociadores do país sigam causando desavenças.

Os europeus enxergam que, sob Bolsonaro, o Brasil faz “propostas irracionais” e não se esforça para cumprir aquilo que o próprio país se dispôs a fazer, como a antecipação de 2060 para 2050 da meta de neutralidade do carbono. “Acreditamos que a única saída para garantir que da COP26 saiam acordos importantes é que o isolamento obrigue o Brasil a fazer algumas concessões. O país precisa se sentir acuado”, disse uma fonte à reportagem.

Enquanto isso, o governo brasileiro pressiona o do Reino Unido a aliviar as restrições sanitárias aos viajantes do país às terras da Rainha. A principal bronca, tal como a de outros países em desenvolvimento, é a quarentena obrigatória de cinco dias para pessoas vindas de países da “lista vermelha” da COVID-19, mesmo aquelas vacinadas contra a doença. A Folha deu mais detalhes da movimentação do Itamaraty.

Os britânicos poderão abrir mão dessa exigência: segundo o jornal britânico Telegraph, o governo de Boris Johnson pode anunciar nesta semana uma revisão da lista vermelha, retirando as restrições sanitárias de boa parte dos países dessa relação – entre eles, o Brasil. O Guardian também repercutiu a informação.

Em tempo: Na Folha, Michele Oliveira contou a jornada de três jovens brasileiros que participaram de evento preparatório pré-COP para a juventude em Milão na semana passada. Eduarda Zoghbi, Paloma Costa e Eric Marky Terena representaram o Brasil no Youth4Climate, que também contou com a participação de Greta Thunberg. “Nossos territórios estão ameaçados e existem projetos de lei com os quais o governo quer acabar com as áreas de proteção do país. Lanço, então, um desafio para todos os jovens: vamos ajudar os Povos Indígenas a proteger as florestas e a Amazônia”, disse Terena durante manifestação do Fridays for Future na última 6ª feira na Itália.

 

ClimaInfo, 4 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar