MPF e ambientalistas vão à Justiça contra leilão de petróleo em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas

4 de outubro de 2021

O Ministério Público Federal e diversas entidades ambientalistas estão tentando impedir a realização do próximo leilão de exploração de blocos de petróleo em alto-mar, que inclui áreas de extrema sensibilidade ambiental, como o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. De acordo com o Estadão, pelo menos quatro ações civis públicas (ACPs) foram protocoladas na Justiça nos estados de Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, além de no Distrito Federal.

Além do risco de impacto ambiental, ambientalistas afirmam também que a ANP desconsiderou um laudo técnico do ICMBio e um parecer do IBAMA contrários à autorização de exploração petroleira nessas áreas. Já a ANP, de acordo com O Globo, manteve o leilão para a próxima 5ª feira (7/10), com a oferta de 92 blocos com área total de 53,9 mil km2. O G1 e o Jornal Nacional (TV Globo) também destacaram a articulação de ambientalistas contra o leilão.

Já a Reuters informou que a associação de petroleiros acionistas da Petrobras (ANAPETRO) pediu que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abra um processo para apurar o interesse da estatal no leilão. Para a entidade, o eventual arremate desses blocos em áreas ambientalmente sensíveis pode resultar em insegurança jurídica e a possibilidade de indeferimento de licenças de exploração.

 

ClimaInfo, 4 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar