Estudo: corais diminuíram 14% em uma década por causa da mudança do clima e pesca predatória

recife de corais

A intensificação do aquecimento dos mares e da pesca predatória resultou em uma diminuição de 14% das áreas de corais de recife em todo o mundo em uma década, de acordo com um levantamento divulgado nesta 3ª feira (5/10) pela Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN). Entre 2009 e 2018, cerca de 11,7 mil km2 de coral, o equivalente a mais do que todos os corais vivos na Austrália, desapareceram; em contraposição, as algas de recife, que surgem quando os corais estão sob estresse, cresceram 20% no período.

Fruto de um esforço internacional, com mais de 300 cientistas de 73 países, o estudo analisou 10 regiões com recifes de coral, com dados relativos a 40 anos de observações. O documento destacou a importância desse tipo de ecossistema para a vida marinha: a despeito de representar apenas 0,2% do fundo do mar, 25% das espécies marinhas dependem dos corais, que lhes asseguram proteção, bem-estar e alimentação, além de dar segurança econômica a centenas de milhões de pessoas que vivem da pesca.

Mas o relatório não trouxe apenas notícias ruins. Os cientistas descobriram que, apesar do estresse climático, muitos recifes permaneceram resistentes e podem se recuperar nas condições certas, especialmente se o aquecimento global for controlado.

Valor, Guardian, NY Times, Reuters e Washington Post deram mais informações sobre o estudo.

 

ClimaInfo, 6 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.