Padronização em prol do clima

5 de outubro de 2021

Na semana passada, a ISO (Organização Internacional de Padronização) se comprometeu a levar a mudança em climática em consideração em todos os novos padrões que vier a adotar, assim como a incorporá-la às revisões dos padrões existentes que passarão a estar alinhados com as metas do Acordo de Paris.

A ISO já publicou mais de 24 mil padrões que especificam produtos e sistemas e definem processos de produção, de inspeção e avaliação. A organização congrega as entidades de padronização de 165 países, incluindo a brasileira INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Já há algum tempo, existem padrões para contabilizar emissões e remoções de gases de efeito estufa na forma de inventários e projetos de carbono, assim como para auditá-los. Está em análise o padrão especificando o que é preciso para se declarar net zero.

A notícia saiu nos Washington Post, Business Green e no site Race to Zero. Também vale ver o release da ISO. A BSI, entidade de padronização do Reino Unido, participou da elaboração do compromisso da ISO.

 

ClimaInfo, 5 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar