Padronização em prol do clima

ISO clima

Na semana passada, a ISO (Organização Internacional de Padronização) se comprometeu a levar a mudança em climática em consideração em todos os novos padrões que vier a adotar, assim como a incorporá-la às revisões dos padrões existentes que passarão a estar alinhados com as metas do Acordo de Paris.

A ISO já publicou mais de 24 mil padrões que especificam produtos e sistemas e definem processos de produção, de inspeção e avaliação. A organização congrega as entidades de padronização de 165 países, incluindo a brasileira INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Já há algum tempo, existem padrões para contabilizar emissões e remoções de gases de efeito estufa na forma de inventários e projetos de carbono, assim como para auditá-los. Está em análise o padrão especificando o que é preciso para se declarar net zero.

A notícia saiu nos Washington Post, Business Green e no site Race to Zero. Também vale ver o release da ISO. A BSI, entidade de padronização do Reino Unido, participou da elaboração do compromisso da ISO.

 

ClimaInfo, 5 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.