Aquecimento e degradação ambiental ameaçam segurança hídrica de mais de dois bilhões de pessoas, alerta OMM

segurança hídrica

A mudança do clima está aumentando os riscos relacionados à água, como enchentes e secas, e o número de pessoas afetadas pelo estresse hídrico pode chegar a cinco bilhões até 2050. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o Estado da Água em 2021, documento que analisou a vulnerabilidade crescente da humanidade com disrupções no fornecimento e acesso à água, especialmente nas áreas mais pobres e marginalizadas do mundo, e as ações necessárias para ampliar o acesso e garantir segurança hídrica para as pessoas nas próximas décadas.

De acordo com o relatório, em 2018 cerca de 3,6 bilhões de pessoas tinham acesso inadequado à água por pelo menos um mês por ano. Esse número pode subir para cinco bilhões caso a temperatura média global siga aumentando, puxada pelas emissões de carbono.

Nos últimos 20 anos, o armazenamento de água terrestre (a soma de toda a água na superfície da Terra e no subsolo, incluindo umidade do solo, neve e gelo) caiu a uma taxa de 1 centímetro por ano. As maiores perdas aconteceram na Antártica e na Groenlândia, afetadas pela intensificação do degelo polar. Já os desastres relacionados a enchentes aumentaram 134% no período, com a maior parte dos danos humanos e materiais acontecendo na Ásia. O número e a duração das secas também aumentaram 20% nessas duas décadas, com destaque para a África.

No Valor, Assis Moreira falou dos reflexos na Amazônia, um dos principais sistemas de água potável do planeta, onde isso já está sendo sentido, com o aumento da temperatura média na floresta e a diminuição do volume de chuva em diversas áreas, especialmente no sul da Amazônia brasileira. AFP, Associated Press e Reuters também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 6 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.