Indústria naval pede apoio governamental para desenvolver tecnologias de baixo carbono

6 de outubro de 2021

A Câmara Internacional de Navegação (ICS), que representa a maior parte da indústria naval global, apresentou nesta semana seus planos e propostas para ação climática à Organização Marítima Internacional (IMO). O principal destaque é o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% até 2030 e, finalmente, a zero até 2050.

No entanto, a promessa vem com uma pegadinha: isso só acontecerá se os governos ajudarem com recursos para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de baixo carbono para abastecer as embarcações.

Para tanto, o setor recomendou a imposição de uma taxa obrigatória sobre o combustível naval, a partir da qual os governos arrecadariam recursos para pesquisa e desenvolvimento em soluções renováveis para o transporte marítimo comercial.

O Guardian repercutiu a reação de ambientalistas, que não gostaram do anúncio da ICS. A principal bronca está no fato da entidade ter rejeitado a inclusão do transporte marítimo no sistema de comércio de emissões da União Europeia. Para eles, a extensão das regras para o setor permitiria a arrecadação de cerca de US$ 70 bilhões só nesta década, dinheiro que poderia ser destinado para atividades de pesquisa e desenvolvimento. “Se a indústria marítima leva a sério a descarbonização, ela deve apoiar a precificação do carbono para gerar receita, como os europeus estão propondo”, defendeu Faig Abbasov, do think tank Transport & Environment. A Associated Press também abordou essa notícia.

 

ClimaInfo, 7 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar