Risco de racionamento diminui

racionamento de energia

Choveu mais no Sul, novas linhas de transmissão entraram em operação antes do previsto e importou-se mais eletricidade da Argentina e do Uruguai. Assim, segundo a consultoria PSR, o risco de racionamento neste ano diminuiu. Mesmo assim, segundo o Canal Energia e o Yahoo Notícias, o sinal de alerta para o ano que vem segue alto, pois os reservatórios estarão baixos no final do verão. Não houve menção a uma possível redução da demanda por conta dos pedidos do governo para empresas e sociedade reduzirem seu consumo de eletricidade. Ainda assim, segundo o G1, o ministro Bento de minas e energia, não vê a necessidade da volta do horário de verão nos próximos anos.

A ANEEL marcou para o final deste mês um leilão de eletricidade de reserva, valendo para entregas entre maio de 2022 e o final de 2025. Para as térmicas fósseis e as a bagaço, o preço teto do MWh será de R$1.619, quatro vezes e meia mais do que o das renováveis. As térmicas entram pela disponibilidade, enquanto as renováveis entram pela quantidade de energia entregue. Os contratos a serem assinados se referem apenas à região Sudeste/Centro-Oeste. A notícia saiu no Valor, Canal Energia e no InfoMoney.

Enquanto isso, o secretário de desestatização do ministério da economia se mostrou irritado com os jabutis enfiados na MP da crise hídrica. Segundo o Metrópoles, Diogo MacCord avisou que eles aumentariam ainda mais a conta de luz e tachando a narrativa de que não haverá impacto de “papo furado” e “narrativa maluca”. O Canal Energia conta que, na 3ª feira, dez das mais importantes associações do setor elétrico soltaram um manifesto dizendo aos congressistas que o aumento na conta de luz reduzirá ainda mais a competitividade da indústria nacional.

A CNN fez uma matéria especial sobre Itaipu que se aproxima dos 40 anos de funcionamento (a matéria fala em 50 anos, mas a usina começou a operar em 1982). Este ano, ela está atravessando a maior seca da sua história, com 30% menos água chegando até seu reservatório. No ano passado, ela gerou pouco mais de ¾ da máxima geração que foi alcançada em 2016. Vale lembrar que Itaipu é uma usina a fio d’água e seu imenso reservatório foi implantado para elevar a cota da usina e não para armazenar água.

 

ClimaInfo, 7 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.