Crise climática se agrava devido à crise hídrica e jabutis oportunistas

crise setor elétrico jabutis

Ao ligar todas as térmicas para reduzir a chance de apagões e apaguinhos, o país dobrou a importação de gás natural e, ao queimá-lo, agrava a crise climática. Algo que, provavelmente, não estará na bagagem da comitiva brasileira na COP-26.

Julia Fonteles, no Poder 360, junta nossa crise com a que atinge a Europa para dizer que elas mostram o grau de dependência dos fósseis das grandes economias. E mostra o tamanho do desafio da Convenção do Clima que se reúne no fim do mês em Glasgow. “É preciso que países resistam à tentação de investir em medidas paliativas e poluidoras a curto prazo e foquem na evolução das matrizes energéticas para um futuro mais limpo e seguro”.

Clauber Leite, do IDEC e André Lima, do IDS, no Congresso em Foco, olham o outro propulsor de emissões: os jabutis enfiados na medida provisória da crise hídrica. Eles depositam a esperança nas ações diretas de inconstitucionalidade (ADINS) impetradas contra a lei da desestatização da Eletrobras – ela também carrega o peso insustentável de jabutis que nada tinham a ver com o objeto da lei.

Valei uma dica: o Escolhas sistematizou em um estudo tudo que vem sendo pendurado, em nome do setor elétrico, em leis e medidas provisórias, gerando uma conta cada vez mais salgada a ser paga pelos consumidores.

 

ClimaInfo, 8 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.