Leilão fracassa e governo Bolsonaro não consegue conceder áreas de exploração em santuários ambientais marinhos

7 de outubro de 2021

Um fracasso retumbante. Esse é o balanço da 17ª rodada de leilão de blocos de exploração petrolífera na costa brasileira, realizada nesta 5ª feira (7/10) pela ANP. Entre as 92 áreas oferecidas, algumas se localizam em zonas de alta diversidade biológica marinha, tanto nas proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas, quanto no litoral de Santa Catarina.

Mesmo com preocupações ambientais óbvias, o governo levou o leilão adiante. Resultado: apenas cinco blocos foram arrematados, todos pelo preço mínimo, e nenhum deles nas áreas em questão.

O governo arrecadou pouco mais de R$ 37 milhões, o menor valor em um leilão de áreas exploratórias da ANP. Nove empresas foram habilitadas para o leilão, mas apenas duas fizeram propostas, nenhuma brasileira. As cinco áreas leiloadas foram arrematadas por uma parceria entre Shell e a colombiana Ecopetrol.

Com sorriso amarelo, o ministro Bento Albuquerque tentou justificar o mico e se saiu com uma pérola da retórica fóssil em tempos de crise climática. “A indústria de petróleo e gás no Brasil está crescendo, está trazendo bastante benefício à sociedade, com geração de empregos e renda”, disse o almirante-ministro – curiosamente, o mesmo que lamentou no mês passado o fato do Brasil viver sua pior seca em mais de nove décadas. Deve ser difícil juntar lé com cré, né ministro?

Estadão, Folha, g1, O Globo e Valor repercutiram o fracasso do governo federal no leilão das novas áreas de petróleo. Na CBN, Míriam Leitão explicou o baixo interesse pelos lotes.

 

ClimaInfo, 8 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar