Secas e degradação aumentam risco de desertificação na Caatinga

7 de outubro de 2021

A intensificação da seca e mudanças na cobertura da terra nas últimas três décadas estão agravando o risco de desertificação na Caatinga, de acordo com análise divulgada nesta semana pelo MapBiomas. Os dados apontam para uma redução substancial dos corpos d’água naturais no bioma entre 1985 e 2020: a superfície total de água diminuiu 8,27% nesse período (79,3 mil hectares), e os cursos d’água natural tiveram uma redução ainda maior, de 40%.

Ao mesmo tempo, a Caatinga também perdeu 15 milhões de hectares (26,36%) de vegetação primária. Um dos fatores por trás dessa redução é o avanço da atividade agropecuária. Nesse período, mais de 10 milhões de hectares de savana e formações florestais foram convertidos em atividades associadas à agricultura e/ou pecuária. Quando incluída a área de vegetação não florestal convertida, o crescimento da agropecuária consumiu 11,26 milhões de hectares da Caatinga, respondendo assim por mais de 35% de seu território em 2020. O total de vegetação nativa do bioma representava  63% de área no ano passado.

EcoDebate, Jornal Hoje (TV Globo), UOL e VEJA destacaram os dados do MapBiomas sobre a Caatinga.

Em tempo: Vale a pena ler o artigo do professor Conrado Hubner Mendes na Folha sobre as tempestades de poeira que cobriram parte do interior de São Paulo nas últimas semanas. O raciocínio é claro, mas parece fugir da cabeça dos defensores da atual política ambiental brasileira: um país no qual o governo “passa a boiada” sobre o meio ambiente só pode testemunhar desastres ambientais em série. “Quem semeia degradação ambiental colhe tempestades de areia”.

 

ClimaInfo, 8 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar