A crise hídrica acabou, diz Bolsonaro enquanto o consumo de luz da presidência aumenta 5%

Bolsonaro não tem crise hídrica

Para os que acataram os pedidos de Bolsonaro e do ministro Bento e economizaram eletricidade, é interessante saber que o consumo de luz da presidência não diminuiu. Uma das medidas anunciadas pelo ministro era que toda a administração federal deveria reduzir em 10% seu consumo. Segundo matérias do Poder 360 e do UOL, entre junho e agosto, o consumo de eletricidade dos palácios do Planalto, da Alvorada e da Granja do Torto aumentaram 5% em relação ao mesmo período do ano passado. E bastou uns poucos dias de chuva para Bolsonaro dizer que conversou com São Pedro e que a crise praticamente acabou. O que choveu não alterou o nível das represas que abastecem cidades do Sudoeste e nem o das hidrelétricas. Na 6ª feira passada (8/10), o nível dos reservatórios das hidrelétricas do sistema Sudeste/Centro-Oeste estava em 16,7% da capacidade máxima; no final da 2ª feira (11/10), o nível permanecia o mesmo. Nesse contexto, o Estadão ressaltou a importância da geração das hidrelétricas instaladas ao longo do Rio São Francisco. André Borges trouxe informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): “Os recursos energéticos da região Nordeste, no período seco de 2021, têm sido fundamentais até a chegada do período chuvoso”.

Enquanto isso, o disparo no preço internacional do barril de petróleo e do gás natural eleva preços e tarifas por aqui. Na semana passada, segundo o G1, a Petrobras anunciou um aumento de 7,2% na gasolina e no gás de botijão. A Folha e a CNN contam que a ANEEL autorizou um aumento na eletricidade gerada por três térmicas à gás. Uma delas, a de Araucária, no Paraná, obteve 10 reajustes este ano, que fizeram com que sua eletricidade ficasse 4 vezes mais cara do que a que praticava em março. O Estadão conta que as seguidas altas no preço do botijão de gás estão levando famílias a voltarem para os fogões a lenha. Com tudo isso, o IPCA, índice de referência da inflação, acumulou quase 5,7% de aumento entre janeiro e agosto, sendo que a energia – eletricidade e combustíveis – tiveram um aumento acima de 10%. Gabriela Ruddy, no Valor, falou com gente do mercado que projeta mais aumentos ainda este ano porque os preços internacionais do petróleo e gás não devem baixar. Por aqui, a única coisa que continua baixando é o nível dos reservatórios.

Em tempo: A novela dos jabutis que aumentam ainda mais a conta de luz teve um novo capítulo: parlamentares apresentaram ao Supremo um mandado de segurança contra o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o deputado Adolfo Viana, o relator que enfiou os jabutis na medida provisória da crise hídrica. Segundo a coluna de Lauro Jardim, n’O Globo, o mandado pede que os jabutis sejam removidos por caracterizarem “contrabando legislativo”.

 

ClimaInfo, 13 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.