“Agora ou nunca”: presidente da COP26 reforça pressão sobre países para negociações climáticas

13 de outubro de 2021

Enquanto alguns países tentam diminuir a expectativa em torno da COP26 para prevenir eventuais frustrações, o futuro presidente da Conferência pisa no acelerador e joga pressão sobre os negociadores. Alok Sharma defendeu nesta semana que os governos apresentem compromissos e viabilizem o limite de 1,5°C para o aquecimento do planeta neste século em relação aos níveis pré-industriais, o objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris.

“A COP26 não será uma sessão de fotos ou talk shop. Deve ser um fórum onde colocamos o mundo no caminho certo para cumprir nossos compromissos climáticos. E isso depende dos líderes: foram eles que fizeram uma promessa ao mundo há seis anos, em Paris. E são eles que devem honrá-lo agora”, disse Sharma em discurso realizado na UNESCO, em Paris, na 3ª feira (12/10). Associated Press, Bloomberg , POLITICO e Reuters repercutiram a fala do presidente da COP de Glasgow.

Ainda sobre as pressões pré-COP, Chloé Farand destacou no Climate Home que o governo do Reino Unido está intensificando esforços para atingir a meta de US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático pelos países em desenvolvimento. Esse montante tinha sido prometido em 2009, nos escombros da Conferência de Copenhague (COP15), para ser atingido em 2020; no entanto, os volumes de financiamento ainda estão na casa dos US$ 80 bilhões anuais, mesmo com as promessas recentes de Estados Unidos e União Europeia para aumentar esses recursos. As nações pobres e vulneráveis entendem que essa promessa precisa ser cumprida para viabilizar seus próprios planos climáticos sob o Acordo de Paris.

Ainda sobre a COP26, o governo britânico confirmou que os organizadores da Conferência pretendem cobrir eventuais custos de isolamento para negociadores e representantes de países em desenvolvimento em Glasgow que venham a ser diagnosticados com COVID-19 durante o evento. Jornalistas e observadores da sociedade civil dessas nações também terão esse benefício. O Climate Home deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 14 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar