Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional por destruição da Amazônia

13 de outubro de 2021

O esforço de Bolsonaro para “limpar a barra” no cenário internacional ficou mais difícil nesta 3ª feira (12/10), depois da apresentação de mais uma denúncia contra o presidente brasileiro no Tribunal Penal Internacional (TPI). A acusação foi submetida por uma rede de advogados europeus, sob a alegação de que Bolsonaro teria cometido crimes contra a humanidade ao manter “um ataque sistemático à Amazônia, suas florestas e seus defensores”, resultando em “sofrimento no mundo inteiro” por conta dos efeitos da destruição florestal sobre o clima global.

“Crimes contra a natureza são crimes contra a humanidade. Jair Bolsonaro está fomentando a destruição em massa da Amazônia de olhos bem abertos e com conhecimento total das consequências”, afirmou Johannes Wesemann, fundador da AllRise, responsável pela ação. “O TPI tem o claro dever de investigar os crimes ambientais de tamanha gravidade global”.

Como o Observatório do Clima destacou, essa é a 3ª vez que Bolsonaro é denunciado ao TPI por motivos socioambientais. Em 2019, o presidente foi acusado por incitação ao genocídio de indígenas, em ação movida conjuntamente pela Comissão Arns e pelo CADHU. No ano passado, a APIB apresentou outra denúncia, voltada principalmente à conduta do governo federal no combate à pandemia nas aldeias indígenas. O OC manifestou apoio à iniciativa da AllRise contra Bolsonaro no TPI. Deutsche Welle, El País, Estadão, Metrópoles e UOL repercutiram a notícia.

Em tempo: Em Genebra, o governo Bolsonaro fracassou na tentativa de bloquear uma resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU que reconhece o direito a um meio ambiente saudável como direito básico de todos os seres humanos. O texto foi aprovado com 43 votos favoráveis e quatro abstenções. Como o UOL explicou, o governo brasileiro queria atenuar alguns termos do documento e incluir provisões que resguardassem a soberania nacional sobre os recursos naturais de seu território. No entanto, a falta de apoio entre os demais países acabou convencendo o Brasil a retirar essas propostas e votar pela aprovação da resolução sem mudanças.

 

ClimaInfo, 13 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar