Clima extremo: tempestade de poeira cobre céu em Campo Grande e causa naufrágio com mortes no rio Paraguai

18 de outubro de 2021

As tempestades de poeira estão virando fenômenos rotineiros no Sudeste e no Centro-Oeste. Nas últimas semanas, pelo menos seis estados brasileiros registraram eventos desse tipo, e o mais recente aconteceu na 6ª feira (15/10) na região de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O roteiro é parecido em todos os casos: a chegada de ventos fortes associados com tempestades acaba levantando a terra ressecada do solo, criando nuvens densas de poeira (chamadas de haboob).

No aeroporto da capital sul-matogrossense, as rajadas de vento atingiram mais de 94 km/h. O vento forte danificou construções e deixou diversos municípios do estado sem energia elétrica ao longo do final de semana. A passagem da nuvem de poeira transformou uma tarde ensolarada e quente em um cenário digno de blockbuster apocalíptico.

Infelizmente, a passagem do haboob no MS também deixou mortos. Um barco-hotel naufragou no rio Paraguai próximo a Corumbá depois de virar na água por causa da ventania. Pelo menos sete pessoas morreram, sendo quatro da mesma família.

Agência Brasil, Correio Braziliense, g1, O Globo e VEJA, entre outros, repercutiram a tempestade de poeira no MS. CNN Brasil e Jornal Nacional (TV Globo) mostraram imagens surpreendentes do fenômeno.

Em tempo: O artista e ativista Mundano usou cinzas produzidas pelas queimadas no Pantanal, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica para fazer um gigantesco mural em São Paulo, chamando a atenção do público para o desastre ambiental vivido pelo Brasil. Com mil metros quadrados, o painel faz uma releitura do quadro “O Lavrador de Café”, do pintor Cândido Portinari, mostrando um brigadista contemplando a destruição causada pelo fogo na vegetação. “É um grande grito. A gente vive as mudanças climáticas, nosso tempo está acabando. A Amazônia já emite mais CO2 do que ela absorve, então o planeta está desequilibrado”, disse Mundano ao Jornal Nacional. Folha e Reuters também repercutiram a intervenção artística.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e nuvens de poeira no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 18 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar