Crise energética coloca em xeque compromissos climáticos na China e na Europa

crise energética global

O aperto energético experimentado por China e Europa já causa impactos nos resultados macroeconômicos, e estes podem ser obstáculos importantes para os planos climáticos nas duas regiões. No caso chinês, o desempenho do PIB no 3º trimestre foi comprometido pelos cortes de energia: a economia do país cresceu 4,9% na comparação com o mesmo período em 2020 (em plena pandemia), mas abaixo dos 7,9% registrados no trimestre anterior, bem como dos 5,2% esperados por economistas para esse período. O Financial Times destacou que a falta de energia na China já representa uma ameaça à economia global, por causa de seus efeitos nas cadeias de fornecimento em outros países. Por ora, o governo chinês recorre a uma abordagem pragmática: ao mesmo tempo em que reforça seus compromissos para reduzir o consumo de carvão no setor elétrico, o país permitiu novos projetos termelétricos e a expansão de minas para obter mais combustível para as usinas no curto prazo. Folha e Valor publicaram uma tradução da reportagem.

Como David Brown lembrou na BBC, a crise energética e os contratempos da política climática na China refletem-se diretamente nas possibilidades globais de contenção do aquecimento global e redução das emissões de carbono. Com o carvão ainda representando uma parcela significativa da matriz energética chinesa, o país terá problemas no curto prazo para conseguir desativar usinas termelétricas, mesmo se a crise energética for solucionada. A Folha também repercutiu matéria da AFP sobre as dificuldades dos países asiáticos em geral para abandonar o carvão nos próximos anos.

Já na Europa, os problemas causados pela alta do gás no continente deram margem para que a Polônia pisasse no freio na estratégia climática da UE. De acordo com a Reuters, o país do Leste Europeu quer que o bloco “repense” seu Green Deal por conta da crise energética, adiando algumas metas e dando sobrevida aos combustíveis fósseis no mercado europeu.

A Polônia advoga em causa própria: um dos maiores produtores de carvão do continente, o país também é um dos mais dependentes desse combustível para geração de energia. Ao menos por enquanto, a proposta não teve boa recepção em Bruxelas: o chefe de política climática da UE, Frans Timmermans, disse à Reuters que “será uma tragédia se, nesta crise, voltarmos a investir em carvão, que é uma fonte de energia sem futuro e extremamente poluente”.

Enquanto isso, a russa Gazprom mantém a pressão sobre o mercado europeu. De acordo com o Financial Times, a empresa rejeitou a possibilidade de ampliar as exportações de gás para a Europa no próximo mês, o que deverá manter mais salgado o preço da energia. A decisão também é uma maneira do governo russo de pressionar a UE em torno do projeto do gasoduto Nord Stream 2, que pretende levar gás para a Europa através da Alemanha em detrimento da conexão atual via Ucrânia. A jogada é 100% geopolítica: os russos querem enfraquecer o governo ucraniano, que depende dos recursos arrecadados pelos gasodutos que passam por seu território, em meio às disputas militares no leste do país.

 

ClimaInfo, 19 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.