Crise hídrica: É isto um governo?

crise hídrica setor elétrico

O ministro de minas e energia, Bento Albuquerque, desconfiando que o presidente, de fato, não fale com São Pedro, convidou uma médium que, ao incorporar o Cacique Cobra Coral, diz poder fazer chover e afastar a grave crise hídrica-elétrica que atinge o Sudeste. Metrópoles, Veja e o Último Segundo baixaram a mensagem.

O presidente, por sua vez, agradeceu a Deus pelas chuvas dos últimos dias e prometeu encerrar a bandeira “escassez hídrica” em novembro. A notícia saiu no Valor. Carlos Sardenberg, n’O Globo, apontou os seis erros na fala de Bolsonaro, desde se atrapalhar com as bandeiras, errar ao atribuir responsabilidades, até achar que o (pouco) que choveu até agora mudou o quadro. Sardenberg deu o título de “Fora da Realidade” ao seu artigo.

O primeiro efeito dessa promessa, segundo a Folha, foi fazer despencar o valor das ações das elétricas na Bolsa, como o da Eletrobras, AES Brasil, Cemig, Energisa, Equatorial e Light.

O segundo efeito foi o comitê de crise do próprio governo avisar que as medidas tomadas até agora continuam sendo necessárias para se evitar o racionamento. Entre as medidas, a tal bandeira da escassez que continuará valendo. O aviso saiu na Agência Brasil, Congresso em Foco, Valor, Carta Capital, Veja, Folha e no Metrópoles.

Segundo O Globo, a consultoria PSR estimou que a promessa do presidente de voltar à bandeira normal poderia triplicar os reajustes das tarifas no ano que vem. Sem cravar valores, a consultoria MegaWhat, ouvida pelo Valor, também entende que mexer nas bandeiras agora levaria a reajustes substanciais em 2022. Mesmo as bandeiras como estão não estão cobrindo a conta de acionar todas as térmicas. Até agosto, segundo o g1, o déficit acumulado passou de R$8 bilhões.

As chuvas que vêm caindo ajudam, mas estão longe de representar um alívio. Segundo o Estadão, Luiz Ciocchi, diretor do ONS, disse que “é muito cedo para se ter a real percepção da estação chuvosa”. Na 6ª feira, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste marcava apenas 16,8% da capacidade total. Foi, segundo o UOL, o valor mais baixo dos registros para esta época do ano. Ontem, o site do ONS indicava que o nível havia subido para 17%.

Em tempo: O título desta nota parafraseia “É isto um homem?”, livro de Primo Levi sobre Auschwitz.

 

Leia mais sobre crise hídrica e crise do setor elétrico no ClimaInfo aqui.

ClimaInfo, 18 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.