“Tudo parece de última hora”: organizadores da COP26 acumulam críticas por mal-planejamento e altos gastos

COP26 mal planejamento

O Guardian destacou as críticas ácidas de patrocinadores da COP26 quanto à organização do evento. Para eles, as coisas estão acontecendo no último minuto, de maneira “mal administrada”. O principal alvo das críticas é o presidente da Conferência, Alok Sharma, que assumiu também o comando da organização do evento, além do “campeão climático” do governo Boris Johnson, Nigel Topping, principal captador de recursos para financiar a COP. A maior bronca desses patrocinadores é a falta de comunicação sobre o evento, especialmente no que diz respeito aos espaços para exposição e organização de eventos paralelos, além de atrasos na montagem dos pavilhões na green zone.

Os problemas também se acumulam do lado de fora do espaço oficial da COP. O Financial Times destacou o aumento dos preços de hospedagem em Glasgow, o que dificulta a participação de representantes de nações mais pobres na Conferência. Os preços totais para as duas semanas de negociação superam £36 mil, o equivalente a extraordinários R$ 272 mil.

Ainda sobre a COP, o Climate Home abordou uma das principais características das negociações climáticas que pode não ter espaço em Glasgow: o “amontoado” (huddle), quando diplomatas e observadores se reúnem informalmente em torno de mesas e cadeiras para discutir pontos específicos da negociação. No passado, esses “amontoados” foram importantes para destravar conversas e viabilizar acordos. Agora, com a pandemia e as regras de distanciamento definidas pelos organizadores da COP26, dificilmente teremos esse tipo de reunião em Glasgow.

 

ClimaInfo, 19 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.