O negacionismo climático apela para as teorias da conspiração

negacionismo climático

A pandemia revitalizou o conspiracionismo em todo o mundo. Remédios, máscaras, distanciamento social, vacina – tudo virou motivo para desconfianças e desavenças, por mais estapafúrdias que fossem. A turma do negacionismo climático assistiu com atenção a esse movimento e, agora, está preparada para recorrer às teorias da conspiração para evitar (ou, pelo menos, atrasar) as ações contra a mudança do clima.

Um novo relatório do Institute for Strategic Dialogue (ISD) mostrou como os negacionistas estão adotando a abordagem conspiracionista em seu favor. Por exemplo, grupos mais radicais estão sugerindo que os governos querem impor lockdowns globais sob a justificativa de reduzir emissões de carbono, mas com o objetivo indireto de restringir liberdades individuais e aumentar a ingerência governamental sobre a vida das pessoas.

“É importante reconhecer que o medo do autoritarismo ou de exageros governamentais em si não é extremista”, comentou Jennie King, gerente sênior do ISD, ao Euronews. Para ela, o problema começa “quando todas as questões públicas são trazidas para uma estrutura conspiratória, o que implica que há uma dinâmica de poder invisível em jogo”.

 

Leia mais sobre negacionismo climático e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.